Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

Sewing patterns and tutorials

Blog e Tutoriais

Tutorial passo-a-passo e molde grátis: Shorts para academia em dois comprimentos

Flavia Giuzio

Oi Gente!!

Oi Gente!!

Eu fiquei tão feliz em ver quantas pessoas fizeram download do meu último molde que decidi tentar postar no blog toda terça-feira!

O tutorial dessa semana é como costurar um short para academia. O molde que eu fiz tem dois comprimentos diferentes, um mais curto e outro mais comprido. Esse molde gratuito foi feito para o meu tamanho (médio), mas, se vocês tiverem interesse em outros tamanhos, deixem um comentário e eu posso disponibilizar na minha lojinha aqui no site

As medidas finais do shorts são:

  • Cintura: 74 cm
  • Quadril: 101,6 cm
  • Comprimento: Versão mais longa (38 cm), versão mais curta (33 cm)

Esse é um dos meus moldes favoritos! Eu já costurei quatro versões diferentes dele! Dois foram feitos para a minha sogra que adora malhar. Para esse tutorial passo-a-passo eu fiz a versão mais longa.

Matérias necessários:

- Pelo menos 61 cm de um tecido que tenha lycra.

- Elástico (medida do quadril menos 2,5 cm). Eu usei um elástico de 1 cm de largura, mas qualquer elástico menor de 2,5 cm de largura serve.

- Meu Molde (clique aqui e depois clique em Download)

Dicas antes de começar:

 - Para esse molde eu usei uma margem de 1,27 cm (meia polegada) e uma máquina de costura para overlock, mas se você não tem uma em casa, você pode usar a máquina de costura normal (em ponto zigzag).

- Antes de cortar o tecido teste-o para ver se ele estica na horizontal e na vertical ou só em um dos sentidos. Se ele só esticar em um sentido então a orientação do tecido deve ser paralela ao sentido que estica. 


Passo 1- Cortar FRENTE, TRÁS e CÓS.

Dobre o tecido ao meio, com as ourelas juntas. Coloque os moldes da frente (1), traz (2) e cós (4) como indica o diagrama e corte. Assim você terá dois pedaços de cada molde.

Passo 2- Cortar INFERIOR.

Corte um pedaço usando o molde inferior (3). 

Passo 3- Costure FRENTE (1) e TRÁS (2).

Junte os dois pedaços da frente que acabamos de cortar, com o verso do tecido para fora. Coloque alfinetes para o tecido não sair do lugar e costure com uma margem de meia polegada ( 1,27 cm). Faça o mesmo com os dois pedaços de trás.

Passo 4- Costure a parte INFERIOR (3) á FRENTE (1).

Dobre o pedaço inferior ao meio e marque o meio. Coloque um alfinete nesse ponto que marcamos e alfinete na costura da frente que acabamos que costurar (como mostram as fotos). Costure usando uma margem de meia polegada (1,27 cm).

Passo 5- Costure parte INFERIOR + FRENTE há parte de TRÁS (2).

Alfinete a parte inferior + frente onde acabamos de costurar a costura de trás (como mostram as fotos). Costure usando uma margem de meia polegada (1,27 cm). 

Passo 6- Costure as PERNAS.

Coloque as partes da frente e de trás juntas com o verso de tecido para cima. Costure usando uma margem de meia polegada (1,27 cm).

Passo 7- Costure o CÓS.

Coloque os dois pedaços do cós (4) juntos com o verso do tecido para cima. Costura as duas extremidades. Dobre o cós ao meio com a estampa para cima. Coloque o cós encima do shorts (com a estampa para cima). Costure usando uma margem de meia polegada e deixe uma abertura de alguns centímetros na parte de traz do cós para podermos colocar o elástico.

Passo 8- Coloque o ELÁSTICO.

Corte o elástico na medida necessária (medida do quadril menos 2,5 cm). Coloque um alfinete em uma das pontas do elástico. Passe o alfinete pela abertura no cós e puxe o alfinete até sair pelo outro lado da abertura. Coloque um alfinete na outra extremidade do elástico para ele não entrar na abertura. Costure as duas extremidades do elástico (como mostram as fotos). Feche a abertura no cós.

Passo 9- Faça a BARRA do shorts.

 Dobre a barra meia polegada. Dobre de novo e costure a barra usando o ponto zig zag. 

E é isso!! Agora você tem um shorts para arrasar na academia. E a melhor parte é que foi você quem fez!

Se você nunca usou um molde em PDF antes esse link explica direitinho como faz!

Espero que vocês tenham gostado do tutorial! Deixem seus comentários e me avisem se tiverem interesse um moldes de outros tamanhos!

Beijos